Quais são suas oportunidades de mercado não exploradas?

23.08.21 14:54:46 Por TARGIT Brasil

oportunidades de mercado

No mundo de hoje, acompanhar os concorrentes não é mais garantia de sucesso. O risco de ser atropelado pela competição direta é menos provável do que ficar obsoleto devido a uma ruptura no mercado. Sempre foi assim, mas hoje acontece de forma mais rápida e profunda.


É por isso que entender a lacuna de oportunidade (sua oportunidade de mercado que não está sendo abordada) é muito mais importante do que entender a lacuna de desempenho (a diferença entre o desempenho real da sua empresa e o desempenho ideal). Se você está se concentrando apenas na última, está fadado a ter dor de cabeça.

Desempenho vs Oportunidade

A indústria de BI tem suas raízes no fechamento das lacunas de desempenho, em outras palavras, fazer as coisas da maneira certa. O TI em geral, e o BI em particular, são ajustados para obter o valor máximo dos dados internos. Isso significa otimizar todos os processos de negócios e manter a organização focada e eficiente.


Entretanto, mesmo que você consiga preencher todas as lacunas de desempenho e se tornar o melhor da categoria em seu setor, você acabará se dessintonizando com o mercado se também não fechar as lacunas de oportunidade.


Enquanto você procura respostas sobre o comportamento do cliente somente em seus próprios dados, por exemplo, verá apenas o que está acontecendo com os clientes que já mudaram de ideia. E assim que você perceber uma mudança de comportamento refletida em seus próprios dados, provavelmente já será tarde demais para reagir. Assim que um cliente se for, será muito caro reconquistá-lo.


Até 90% dos consumidores afirmam que a presença e as avaliações online afetam suas decisões de compra. É um tempo e dinheiro significativos sendo gastos online. Em muitos casos, isso significa que muitos clientes estão formando suas opiniões sobre sua marca antes mesmo de entrarem em contato com você.

Antes de decidirem comprar o seu produto ou o produto do seu concorrente, eles podem até discutir isso abertamente nas redes sociais. Com a ferramenta certa, é possível saber o que estão dizendo, se adaptar a demanda e prever tendências.

A era do Big Data

O termo Big Data está em toda parte hoje. E por uma boa razão. É a chave do sucesso para muitos negócios. Mas se você perguntar a 10 pessoas uma definição de Big Data, é provável que obtenha 10 respostas diferentes. Na TARGIT, dizemos que seus dados são tão grandes e complexos que é incrivelmente desafiador processar, gerenciar e medir usando aplicativos tradicionais de processamento de dados e BI.


Os dados estão em constante movimento e só continuarão a crescer em velocidade e complexidade. As empresas que não aprendem e não se adaptam ao Big Data serão rapidamente deixadas para trás. Não se trata de reunir e calcular todos os dados do mundo, mas filtrar as informações mais pertinentes que rodeiam seu negócio.


Ao aproveitar adequadamente o Big Data em sua estratégia de BI, você verá com mais clareza, compreenderá e será capaz de corrigir aquela oportunidade de mercado que havia sido negligenciada anteriormente. Você terá o poder de se adaptar as mudanças do mercado, premeditar as tendências emergentes e finalmente fechar a sua lacuna de oportunidade.

Veja também

Ideias de redução de custo para grandes empresas.

Saiba mais
Matéria original em Inglês no site oficial TARGIT Int. Clique aqui.