Como escolher uma solução de BI?

09.08.21 16:11:39 Por TARGIT Brasil

Os dados estão bombando no mundo dos negócios, e uma eficiente solução para as dores dos líderes de negócio requer acesso imediato e abrangente a insights. Para muitas organizações, é difícil manter consistência, clareza e conveniência em todo o software usado para iniciativas críticas de negócios.

Consequentemente, muitas empresas encarregam seus gerentes de TI de encontrar soluções que irão apoiá-los diretamente em seu trabalho de gerenciamento do software de BI do qual a organização depende.

Mas com tanto ruído no setor de software, pode ser demorado e trabalhoso descobrir o que você deve estar procurando. É um processo que geralmente se arrasta por anos. Frequentemente, no momento em que uma solução é aprovada por todos os níveis necessários da empresa, implementada e adotada pelos usuários finais, as necessidades analíticas originais da organização mudaram.

Estamos aqui para ajudar com conselhos sobre o que procurar na solução de software de BI e Analytics da sua empresa.

Acessibilidade é a chave

Não importa qual solução de Analytics você escolha, ela precisa ser fácil de gerenciar e capaz de lidar com os dados e responsabilidades que mantêm seus negócios funcionando. Uma ferramenta que adiciona outra camada de processos complicados à rotina dos funcionários não será amplamente adotada.

Ao procurar uma solução de BI e Analytics, os gerentes de TI devem verificar seis pontos críticos:

  1. Desempenho e velocidade;
  2. Acessibilidade do usuário final;
  3. Acesso a fontes de dados;
  4. Segurança;
  5. Armazenamento;
  6. Escalabilidade.
Desempenho e velocidade
Os volumes de dados estão crescendo exponencialmente, diminuindo significativamente o processo de consulta para muitos sistemas, anulando o propósito de acesso em tempo real a dados críticos. É essencial que a equipe de TI teste o back-end de qualquer solução de BI para garantir que ela possa lidar com os volumes de dados atuais e futuros.

Muitas soluções de BI mais antigas foram construídas no data warehouse tradicional e no layout de cubos multidimensionais, que é projetado para analisar dados agregados. No entanto, esses sistemas lutam para consultar detalhes de nível transacional. Um mecanismo de banco de dados na memória pode ser a resposta para você se seus usuários precisarem consultar detalhes de nível transacional e grandes conjuntos de dados.
Acessibilidade do usuário final
Uma solução abrangente de BI não trará nenhum benefício se não for adotada em toda a organização. Identificar seu público-alvo e entender como eles usam e consomem BI é a maneira mais rápida de obter ROI.
Acesso a fontes de dados
Em BI buscamos indicadores que nos guiem para melhor aprimorar nossos objetivos. É importante considerar o pulso da empresa por meio de vários ambientes de fonte de dados diferentes. Sua solução deve ter acesso a fontes internas e externas.
Segurança
A solução escolhida deve tornar o gerenciamento de visualização dos usuários simples e fácil de controlar. Procure uma plataforma que permita gerenciar permissões de forma rápida e segura, possibilitando que os usuários de negócios construam seus próprios painéis, relatórios e análises com os dados fornecidos. A segurança deve ser flexível entre funções e personas do usuário.
Armazenamento
Todos os painéis, relatórios e configurações devem ser armazenados em um único local para fácil gerenciamento e backup. No mundo hiperconectado de hoje, os usuários devem ter fácil acesso às informações de que precisam em todos os dispositivos de trabalho - laptops, desktops, dispositivos móveis e outras plataformas habilitadas para a Internet.
Escalabilidade
Por fim, sua solução de BI deve oferecer suporte ao crescimento futuro de sua organização. O BI cultiva a verdadeira sinergia em toda a sua organização por meio do gerenciamento organizado e simples do acesso do usuário em todos os departamentos. Quando é hora de aumentar a escala, não deve ser um custo enorme ou uma carga de tempo para colocar novos usuários ou fontes de dados em funcionamento no sistema.

Escolha uma ferramenta de BI projetada para você

Em todo o caso, você precisa de uma solução de BI e Analytics que funcione para você. Isso significa aquela projetada para atender às necessidades exclusivas de sua organização. A questão é: qual solução você precisa? Revise nosso guia sobre as 4 armadilhas ao implementar BI e como evita-las para ajudá-lo a navegar pelas opções e ter controle sobre seus dados.
Veja também

Saiba mais sobre o custo total de propriedade do BI

Saiba mais
Matéria original em Inglês no site oficial TARGIT Int. Clique aqui.