Como escolher os principais KPIs para o varejo

25.05.21 14:44:00 Por TARGIT Brasil

O que significa ser um negócio de varejo baseado em dados? As empresas de varejo vivem e morrem por seus números. O sucesso ou o fracasso de uma empresa em um mercado superlotado e complexo depende da capacidade da sua empresa de atingir as metas, controlar o estoque de maneira eficaz e manter as vendas.

Pequenas mudanças. Grandes impactos

Pequenas mudanças na estratégia podem criar grandes impactos nos resultados financeiros. Nenhum setor supera as ondas de tendências mais do que o varejo. Considere a proeminente marca de moda norte-americana J. Crew. No início dos anos 2000, J. Crew alavancou seu nome no mercado de moda feminina em todo o país com seu custo mais baixo assumindo a moda de luxo. Era como se os consumidores não enojassem de lantejoulas, golas com babados ou bijuterias grossas.

Hoje, a empresa está lutando contra uma queda cada vez maior nas vendas, uma carga pesada de dívidas e uma mudança na liderança da empresa que faz com que o setor de varejo se pergunte se este é o fim de uma das marcas mais procuradas e reconhecidas.

Apenas uma estratégia abrangente baseada em dados pode ajudar as empresas de varejo a responder às mudanças de tendências de forma proativa para garantir que fiquem à frente da curva e não sejam preteridas e deixadas para definhar. Os dados não são apenas números gerados por operações. Em vez disso, é o fundamento lógico por trás de toda a direção de uma empresa.

Promover um ambiente baseado em dados significa monitorar e medir tudo, e vasculhar essas informações para determinar o que está funcionando e o que não está. Isso soa muito como beber de uma mangueira de incêndio e, sem as ferramentas certas para traduzir esses dados, pode ser.

Escolha os principais KPIs para sua empresa de varejo

Um primeiro passo crítico nessa jornada para se tornar orientado por dados é determinar os KPIs mais importantes para sua empresa de varejo.
Etapa 1: determinar quais métricas são mais importantes
A primeira etapa na jornada para a otimização baseada em dados é determinar quais métricas você deve monitorar. Em outras palavras: que perguntas você precisa responder?

Pense nos dados que compõem o seu BI como consistindo de fatores de causa e efeito. Esses dois fatores são indicadores antecedentes (causa) e indicadores defasados ​​(efeito).

De acordo com o Gartner, 80% das empresas ao redor do mundo medem apenas seus indicadores de atraso. Em outras palavras, eles não sabem o que impactou seus resultados ou o que mudar para melhorar no futuro. O caminho para desbloquear o insight completo é medir os indicadores de avanço e atraso.

Definir as métricas que mais importam para a estratégia da sua empresa evita a sobrecarga de informações e garante que os funcionários estejam focados nos KPIs mais críticos. Essa primeira etapa importante é geralmente onde vemos as empresas mais se esforçando. Muitos tentam se concentrar em muitas métricas diferentes, sem focar naquelas que realmente importam. Além disso, o desejo das empresas de aproveitar o big data está aumentando, mas a maioria não tem certeza por onde começar com um projeto de big data.
Etapa 1: determinar quais métricas são mais importantes

Nosso melhor conselho é começar com seus objetivos ou os principais resultados que determinam seu sucesso. Depois de conhecê-los, você pode trabalhar seu caminho de volta para uma estratégia, esclarecendo as atividades que têm o maior impacto no alcance dessas metas. Com o objetivo em mente, fica mais fácil filtrar os dados importantes dos não tão importantes. Algumas perguntas para ajudá-lo a começar são:


  • Como os fornecedores e distribuidores escolhidos afetam as taxas de rotatividade em seus locais.
  • Como cada lançamento de novo produto afeta as vendas das linhas de produtos existentes? É o mesmo em todos os locais?
  • Você está mantendo mais estoque disponível do que o necessário? Como você pode reduzir seus requisitos de estoque?
  • Onde estão os ruídos em sua cadeia de suprimentos? Você pode aplicar o que sabe sobre a cadeia de suprimentos de um local para corrigir problemas em outro local?
  • Você pode distribuir a mão de obra de maneira mais eficiente entre suas localidades?


As perguntas criam perguntas durante este processo de determinação dos KPIs certos. Frequentemente, as respostas a uma pergunta levam a outras perguntas sobre por que os números são o que são. A plataforma analítica certa o ajudará a se aprofundar nos detalhes para revelar o porquê do quê.


Monitorar os KPIs certos é apenas a primeira de várias etapas na construção de uma organização de varejo baseada em dados, mas cada etapa posterior depende desses números para o sucesso. Decisões ruins são o resultado direto de dados ruins, então escolha seus KPIs com cuidado.


Quais áreas de seu negócio são mais críticas para seu sucesso e como um melhor entendimento das métricas pode fornecer melhores resultados para sua empresa?

Pronto para aprender as 5 etapas para melhorar o varejo com análises?

Download do ebook
Matéria original em Inglês no site oficial TARGIT Int. Clique aqui.