Como aumentar as vendas em lojas de varejo

27.09.21 17:50:11 Por TARGIT Brasil

aumentar-vendas-varejo

Você experimentará um efeito imediato nas vendas no varejo ao fornecer um portal de informações na loja que capacita sua equipe de varejo a fazer melhor upsell, cross-sell e entender os produtos preferidos do cliente.


Funcionários capacitados transformam-se em funcionários motivados, e funcionários motivados definem metas de vendas mais altas, aumentando assim as vendas da loja.

Como uma equipe capacitada afeta meus negócios?

A maioria dos varejistas já entende as principais métricas básicas para impulsionar as vendas de varejo nas lojas. Métricas como Quantidade média (valor médio de transação ou quantidade), vendas semelhantes em relação a outras lojas, tendências de vendas sazonais em Unidades de Manutenção de Estoque (SKUs) ou categorias, número de clientes e taxa de conversão.


No entanto, esses dados não geram valor real, a menos que estejam nas mãos de quem pode agir com base neles.

As possibilidades são infinitas

Permitir que seus diretores de operações de varejo, gerentes de área e gerentes de loja - e até mesmo os vendedores da loja - acessem e entendam essas métricas é o que pode gerar mais receita. Também permite que os diferentes níveis da cadeia de comando tenham conversas significativas com base nas métricas definidas.


Os números nunca mentem, mas os relatórios ruins podem fornecer informações enganosas e, às vezes, falsas, o que torna a necessidade de uma solução de relatório abrangente e robusta, uma necessidade absoluta para todas as organizações de vendas no varejo.


Um portal de informações na loja poderia dar aos funcionários a capacidade de localizar o estoque disponível em diferentes locais, garantindo assim que os clientes comprem diretamente na loja em vez de fazerem pedidos online e, por sua vez, evitando oportunidades de vendas perdidas enquanto aumentam o receita na loja.


Você decide quais métricas são importantes para suas operações de vendas no varejo e as implementa com seu portal de informações personalizadas.

Visão geral das tendências e KPIs

Uma organização que descobriu a necessidade de uma visão abrangente de seus produtos e tendências de mercado foi a rede de cosméticos Mundo do Cabeleireiro. Com mais de 60 lojas espalhadas pelo Brasil, a Mundo sofria no seu processo de monitoramento de vendas por unidade e tinha um processo limitado de identificação do perfil do cliente.


No início, os relatórios eram feitos "quase a mão" por um sistema interno de análise de dados, eles eram gerados um de cada vez e, caso feito, tinham que ser distribuídos manualmente para o gestor de cada loja, criando um trabalho impossível. Obviamente esse imenso trabalho não era executado, e as informações, portanto, eram entregues para cada região em vez da entrega por unidade. Um supervisor de São Paulo, por exemplo, recebia relatórios gerais da região e cabia ao mesmo o trabalho de redistribuir esses dados.


Com a adesão ao TARGIT Decision Suite em meados de 2017, o Mundo do Cabeleireiro começou a desfrutar de recursos de agendamento de envio de relatórios e envio em lotes, onde possibilita automatizar a entrega de análises e compartilhar dados específicos para cada equipe, departamento ou loja. Logo a empresa finalmente implementou um processo de acompanhamento de desempenho dinâmico para cada loja do país.

Contudo, a empresa não parou por aí e viu uma oportunidade para incrementar uma experiência mais completa e diferenciada para os clientes através do Omnichannel, distribuindo sua operação entre o mundo digital e a lojas físicas e acompanhando o perfil dos clientes com mais clareza.

“Cada loja recebe o seu relatório na hora que o gestor quer, faz uma análise e eles recebem só os seus dados.”

– Bruna Letícia, Full stack development na Mundo do Cabeleireiro.

Assumindo a propriedade dos números

Como efeito colateral de fornecer mais informações às operações de varejo, você verá que os gerentes de loja e a equipe de vendas assumem maior controle do desempenho, visto que ele é apresentado de maneira interativa e visualmente atraente. Abandone os relatórios em PDF e as tabelas cruzadas - entender o público que receberá os dados é fundamental. Ao implementar o TARGIT Decision Suite, você obtém acesso a uma solução amigável que é fácil de entender com ou sem experiência em TI, dando a você a capacidade de fornecer relatórios abrangentes, mas descomplicados, para sua equipe.

Observamos também uma ligeira melhora na taxa de rotatividade de pessoal com a implantação do portal de informações. Capacitar sua equipe e fornecer as ferramentas necessárias para que possam fazer melhor acaba aumentando a fidelidade da sua equipe. Frequentemente, a adição de um portal de informações de varejo não é vista como uma simples introdução de uma nova ferramenta pelo TI, mas como uma ferramenta de capacitação.

Todos que já trabalharam com vendas no varejo provavelmente já ouviram a frase “Venda mais! Seus números não são bons o suficiente”, porém, essa é uma frase vazia se você não tiver as ferramentas para melhorar. É aqui que o portal de informação de varejo se torna mais valioso, ao fornecer as ferramentas necessárias para a sua melhoria.

Ver é crer

Deixe-nos mostrar em primeira mão como o portal de informações pode beneficiá-lo. O TARGIT Decision Suite oferece a capacidade de criar e publicar facilmente relatórios e painéis em um portal de informações que pode ser acessado por meio de um navegador, sem a necessidade de qualquer instalação de TI local na loja. Você só precisa de um navegador e de uma conexão com a Internet.

Em segundo plano, nos conectaremos a quaisquer fontes de dados necessárias para fornecer suas métricas específicas. Quer se trate de dados de PDV, e-commerce, clubs de fidelidade, beacons, etc., podemos nos conectar a todos.

O TARGIT também oferece o melhor componente de governança de dados, o que significa que os administradores podem gerenciar o acesso aos dados e os direitos do usuário para cada relatório.

Ao combinar o TARGIT InMemory Database com o TARGIT Decision Suite, você pode carregar dados de várias fontes de dados de forma rápida e econômica, então você pode pegar esses dados e criar visualizações impressionantes para serem utilizadas através de seu novo Portal de Informações de Varejo.

Qual é o próximo passo?

Melhore sua empresa de varejo em cinco etapas simples. Baixe nosso guia que fornece as respostas de que você precisa para se aproximar de operações totalmente otimizadas, desde o nível de diretor até o nível de gerente de loja. Oferecemos cinco etapas para melhorar sua empresa de varejo com análises e aumentar as vendas da sua loja.
Veja também

5 passos para se tornar um varejo orientado a dados

Saiba mais
Matéria original em Inglês no site oficial TARGIT Int. Clique aqui.